versión en español english version
RECUPERAÇÃO JUDICIAL
 
 
   
   
 

Programa de Trainee

Criado em 2003, o Programa de Trainee da INSOL tem como bjetivo atrair e reter jovens talentos oferecendo-lhes a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho relacionado ao Agronegócio que está cada vez mais exigente e competitivo. Se você busca desafios para o seu início de carreira, está no último ano de sua graduação ou se formou em 2007, é jovem, proativo, criativo, não teme desafios e quer atuar em um ambiente dinâmico e de grandes perspectivas, envie o seu curriculum vitae para

trainee@insoldobrasil.com.br

 

 

Talentos Insol

As pessoas são o maior diferencial no sucesso de uma empresa. Se você acredita nisso, é dinâmico, criativo, tem iniciativa,é empreendedor e tem alguma experiência específica para colocar a serviço do INSOL, e quer trabalhar em uma empresa que lhe proporciona um ambiente de aprendizagem diário, desafios e oportunidade de crescimento. Se você deseja se cadastrar em nosso Programa de Talentos envie o seu curriculum vitae, mencionando área de interesse para

talentos@insoldobrasil.com.br

 

Panorama Histórico

A Ousadia com segurança
A Linha do tempo na Insol


Moldada pelo espírito empreendedor de seu fundador, em junho de 2001 nasce a INSOL Intertrading do Brasil Indústria e Comércio Ltda, com uma Fábrica em Ponta Grossa, o escritório em Paranaguá e uma unidade de operação portuária, a Sulgrain.

A opção por Ponta Grossa é evidente: trata-se de um grande entroncamento rodo-ferroviário e próxima ao Porto de Paranaguá, sendo que a localização de uma fábrica de beneficiamento de grãos nessa cidade gera um grande diferencial estratégico para quem já nasce pensando em um futuro promissor. Sem falar na grande produtividade de grãos da Região dos Campos Gerais, onde a cidade está inserida.

Ano após ano a preocupação sempre foi de proximidade e respeito ao produtor e de conquista gradativa do mercado, de modo criativo, com agilidade na solução de problemas cotidianos e gerando credibilidade na realização dos negócios. Isso levou a INSOL em 2002 a consolidar os seus processos industriais, de forma a ter produtos de qualidade com um mínimo de desperdício.

Em 2003 o Grupo dá mais um passo no sentido de confirmar sua presença nos mais diversos ramos do agronegócio. Foi criada a TRANSOL, que passou a responder pela movimentação de cargas da empresa em face da demanda crescente por transporte do Grupo e de parceiros comerciais, de modo a serem otimizados os custos com fretes. Ainda nesse mesmo ano a INSOL muda sua sede administrativa, para a cidade de Curitiba.

Já em 2004, e com forte ritmo de crescimento, necessitando de um processo de gestão mais transparente e profissional, é chegado o momento de transformação, passando a INSOL Ltda. a se chamar INSOL Intertrading do Brasil Indústria e Comércio S.A.

Apostando desde sempre na criação de uma cadeia logística e de prestação de serviços completa, ainda em 2004 foi criada a Insol do Brasil Armazéns Gerais, com a abertura dos armazéns nas cidades de Sorriso e Tapurah, ambos no Mato Grosso. Os Armazéns foram devidamente credenciados, para receberem da CONAB estoques reguladores de grãos do Governo Federal Brasileiro.

Como prova de que 2004 foi fundamental para o crescimento do Grupo, ainda nesse ano é criada a Solar Atividade Rural Agropecuária Ltda., atuante no setor de produção agrícola, atualmente responsável pelo cultivo de quase 8.000 hectares na região de Tapurah, especialmente com soja e milho.

Em 2005 o Grupo Insol inicia suas atividades enquanto importador e processador de fertilizantes, através do arrendamento de uma misturadora de fertilizantes na cidade de Curitiba.

Além disso, em 2005 a atividade-mãe do Grupo, qual seja, a de processamento de soja na unidade de Ponta Grossa, recebeu um considerável incremento, a partir de investimentos que elevaram a capacidade de esmagamento da unidade, de 600 toneladas/dia para 1200 toneladas/dia. A unidade tornar-se capaz de produzir lecitina, um subproduto do soja de alto valor agregado.

Tais reformas em Ponta Grossa garantiram não só uma maior quantidade de produtos para atender tanto o mercado nacional como o internacional, mas também um acréscimo ao já alto nível de qualidade dos produtos ali fabricados. Começava ali o desenvolvimento de subprodutos, commodities com maior valor agregado.

A atividade de armazenagem de grãos, nesse meio tempo,não ficou parada. Em 2006 a Insol Armazéns Gerais abre uma unidade em Sinop, Mato Grosso.

Em 2007 a Insol Armazéns ampliou sua presença no Mato Grosso, com a criação de uma nova unidade armazenadora em Nova Xavantina.

Porém, o fato mais significativo de 2007 foi a aquisição, na cidade de Maringá (PR) de uma unidade de armazenagem e processamento de grãos, contendo uma fábrica com capacidade de esmagamento estimado de 600 toneladas/dia, situada em uma área de 227.000 m². Os vários silos e armazéns segregados da Unidade atingem uma capacidade estática de armazenagem de aproximadamente 180.000 tons., entre produtos a granel e ensacados.

Com uma localização privilegiada, contendo um ramal ferroviário e grande facilidade de acesso rodoviário, a Unidade é facilmente ligada aos Portos de Paranaguá/PR e São Francisco do Sul/SC. A agilidade nas operações, e preocupação com a logística do Brasil, foram fatores determinantes para a decisão de aquisição.

O perfil da unidade de Maringá é capaz de agregar valores aos mais diversos projetos de expansão das empresas do Grupo Insol, o que gera ainda mais esperanças de que o caminho até hoje trilhado pela Insol é o de um crescimento sustentável, baseado em decisões estratégicas de longo alcance e com profundos impactos positivos às mais diversos atividades que desempenha.

Projetos novos não faltam. As idéias borbulham. Algumas em fase avançada de amadurecimento. Para os anos vindouros poderemos falar em novos Armazéns, na Usina de Biodiesel, na venda de Defensivos, na Unidade de Farelo de Alta Proteína, e no Terminal Portuário da Insol.

E o ano de 2008 esta apenas começando...

PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO E VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS

PROGRAMA DE AMBIENTAÇÃO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS INSOL
PANFI


A INSOL tem a convicção de que a ambientação e a familiarização dos novos funcionários ao negócio e cultura da empresa permitem uma melhor adaptação ao novo ambiente de trabalho. Dessa forma, cada Diretor da empresa, através da realização de reunião, apresenta e explica as atividades de sua área para o grupo de funcionários recém admitidos.

PROGRAMA INSOL DE SEGURANÇA NO TRABALHO - PIST

A valorização e preservação da vida é uma das principais preocupações da empresa, principalmente quando a questão é segurança no trabalho. Com esse programa busca-se despertar a consciência dos funcionários com relação aos procedimentos de segurança já existentes na empresa, além de implementar um conjunto de novas ações que permitirão a manutenção de um ambiente livre de riscos de acidentes, de constante prevenção e educação para a vida.

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO INSOL - PDI

É um programa de capacitação que atende a todos os funcionários da empresa através da ampliação de conhecimentos necessários ao adequado entendimento e desenvolvimento das atividades diárias de maneira a impactar positivamente no desempenho das pessoas e consequentemente nos resultados da empresa. Ocorre mensalmente, com calendário e tema definidos junto a Diretoria sendo considerado uma das mais simples formas de socializar o conhecimento, onde o colaborador que sabe mais partilha o seu conhecimento com os demais colegas.

PROGRAMA DE LEITURA DIRIGIDA INSOL - PLDI

Manter os funcionários da empresa em sintonia com o processo de melhoria continua no ambiente de trabalho é o objetivo desse programa. Mensalmente são enviados textos para leitura, reflexão e ação, com temas previamente pensados junto à diretoria, e que tenham como foco a manutenção do clima organizacional, a sintonia com os valores INSOL, agreguem resultado aos trabalhos e reflitam no crescimento das pessoas.

90 MINUTOS EM GESTÃO - A EDUCAÇÃO EXECUTIVA

Por meio de reuniões mensais com a duração de 90 minutos e ministrado por funcionário da área de Gestão, os Gestores da empresa (diretores, coordenadores e demais líderes têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e desenvolver habilidades e atitudes, relacionadas ao desempenho em seus papéis organizacionais e que impactem positivamente em seu crescimento pessoal e profissional, e consequentemente nos resultados da empresa.

SEMANA DO FEEDBACK - EXCELÊNCIA NO DESEMPENHO

Para avaliar o desempenho dos funcionários e estimular o hábito do diálogo entre chefia e subordinados, de forma a permitir o alinhamento dos esforços individuais e da equipe aos objetivos de negócio da empresa foi criada a Semana do Feedback. Os encontros têm periodicidade semestral, onde se pode mensurar a relação entre o desempenho esperado e o desempenho obtido e estabelecer as ações corretivas para a superação de resultados.

 

PROGRAMAS PARA A MELHORIA DE PROCESSOS

GESTÃO DE PROCESSOS - GRUPOS DE MELHORIA

Através da criação de grupos multi funcionais e do estabelecimento de resultados e metas a serem atingidas, são discutidas propostas de melhorias e de acompanhamento das principais despesas ligadas ao dia-a-dia da operação. Como resultado, se busca a redução de despesas a patamares adequados, sem com isso afetar a qualidade dos serviços.

PROGRAMA IDÉIAS INSOL - AGREGANDO VALOR AO NEGÓCIO

Esta é uma forma de estimular a criatividade no ambiente de trabalho, e, que se dá através da geração de novas idéias que possam otimizar os processos operacionais, negociais e a melhoria da qualidade de vida. Os funcionários que são criadores e apresentadores das idéias, desde que aprovadas, são reconhecidos e premiados pelo esforço na busca da excelência em tudo aquilo que se faz.

POPI – PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO INSOL

É um processo que objetiva padronizar e otimizar os controles internos, as rotinas e métodos de trabalho e os fluxos dos processos de forma a permitir a todos os funcionários o acesso às informações e procedimentos corretos de como realizar as atividades com segurança e dentro dos padrões de qualidade do Grupo INSOL.

AUDITORIA INTERNA

A área de Auditoria Interna tem por finalidade auxiliar todos os membros da administração no desempenho efetivo de suas funções e responsabilidades, fornecendo-lhes análises, apreciações, recomendações e comentários pertinentes às atividades examinadas. O auditor interno interessa-se por qualquer fase das atividades do negócio em que possa ser útil à administração. Isto pressupõe sua incursão em campos além dos de contabilidade e finanças, a fim de obter uma visão completa das operações submetidas a exame. O atendimento desses objetivos globais envolve atividades como:

• Revisão e avaliação da correção, adequação e aplicação de controles contábeis, financeiros e outros de natureza operacional, propiciando controles eficazes a um custo razoável;

• Determinação do grau de atendimento às diretrizes, planos e procedimentos estabelecidos;

• Desenvolver as tarefas nas empresas do Grupo INSOL em caráter permanente e em todos os locais aplicáveis, analisando as políticas, procedimentos internos, usos e costumes, documentação, sistemas e métodos, para buscar a eficiência, o aprimoramento e a padronização dos controles aplicáveis às operações e atividades pertinentes às empresas do Grupo.

 

 

   
     
Informativo n° 18
abr/mai/jun

Acesse o conteúdo
integral ou ...
   
Entrevista
Eduardo Daher,
Diretor-executivo Anda
   
Destaque
IV ENI - Encontro reacende valores do Grupo Insol
   
Informações Financeiras
A Insol disponibiliza para download informações financeiras e contábeis.
   
Insol Solidário
A entidade contribui ativamente para o desenvolvimento da comunidade.
   
   
   
Insol Intertrading do Brasil S.A.
55 41 2106-5700
insol@insoldobrasil.com.br

Home | Sobre a Insol | Parceiros Insol | Gestão de Pessoas
Fale Conosco | Insol Trading | Insol Indústria | Insol Armazéns Gerais
Insol Fertilizantes | Insol Solidário | Informativo Insol
Cadastro de Fornecedores | Ordens de Carregamento